sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Tosco na Escola





“É no livre arbítrio que se dá ao ser humano a possibilidade de se construir ou destruir” 
(Mattje, 2009: pg 5)

    Nossos alunos leram “Tosco”, de Gilberto Mattje. Foi, sem dúvida a obra mais lida (e do início ao fim!) do ano.
    O livro motivou a Lanalara da Silva Dalmagro (turma 81) a escrever esta dissertação:




O que há de ‘’TOSCO’’ em mim?

     Há pessoas que nascem sem pai nem mãe, há outros que são mimados desde quando estavam na barriga de sua mãe, uns que perdem os pais na metade do caminho ou são esquecidos, outros que são criados rigorosamente, calmamente, normalmente, e acabam se tornando ‘’Tosco’’.
      Tosco não é somente aquela pessoa de casa, pai, amigos miseráveis. Tosco é aquela pessoa mesquinha, ignorante, que sabe  certo e faz o errado, que não tenta, que desiste, que só pensa em si, só pensa em brigas, que é mal educado com todos... Afinal, Tosco somos todos nós. Se ninguém fosse Tosco, não haveria brigas, crianças nas ruas, guerra, não teria milhares de coisas, alias somos em 7 bilhões de pessoas.
     Se me perguntarem, o Tosco que eu mais conheço, e ao mesmo tempo menos conheço... seria eu! Um Tosco parecido com os outros, com milhares de defeitos, e milhares de qualidades, alguém que tenta, desiste, consegue, ganha, perde, igual a você. Há ‘’Toscos’’ por ai, que desistem, vão pelo que tem, não querem nada com nada, não pensam que poderiam ter muito mais do que tem agora, e por que? Porque eles não querem, tem preguiça, não tentam, são Toscos. Eu tenho alguns defeitos citados, todos  temos, mas em momento algum quis ser qualquer um, eu tenho um objetivo desde quando nasci, e pretendo cumpri-lo.
     Tosco,  não é somente você que sofre, você que tem problemas, você que perde, você que tem dividas. Todos temos. No livro ‘’Tosco’’, o menino era um ninguém, não tinha nada, tava pisando na sua própria vida, mas ele virou, passou por cima, se formou.  Assim, nos tocamos de que não importa  a nossa escala social, onde você esta, a vida é muito mais que isso, devemos sempre tentar e ir para o caminho bom, que nos dará diversas possibilidades. Somos humanos, todos erramos, temo inúmeros defeitos, mas se você quiser, você chegara, não importa aonde você querer.




Nenhum comentário: